A Apaixonarte tem o prazer de apresentar “Ofícios de Lisboa”, uma exposição individual de Henrique Lemos Martins, do projecto Faísca Gerador.
A inauguração com a presença do artista está marcada para dia 4 de Janeiro e ficará patente até dia 23 de Janeiro.
Esta exposição da Faísca Gerador é feita em parceria com a Apaixonarte e conta com o apoio do programa BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa.
A inauguração conta com o apoio da Mercearia do Vinho.
A entrada é livre.
SINOPSE
A história tende a imortalizar sempre o mesmo tipo de figuras. Estas figuras são, com todo o mérito, pensadores, políticos, desportistas, artistas, médicos ou engenheiros.
No entanto, o que igualmente define o tempo são todos aqueles que tendemos a deixar cair no esquecimento mas que dedicaram toda a sua vida a um ofício fundamental à sociedade, contribuindo de forma ímpar para o progresso. São eles: acendedores de lampiões, cortadores de gelo ou mesmo operadores de telefonia.
Com esta exposição o autor propõe-se a elogiar, homenagear e contextualizar a história dos ofícios do século XX que estão em vias de extinção.
BIOGRAFIA
O Henrique Lemos Martins foi aluno de fotografia da Faísca Gerador e este é um dos projectos de alunos da edição de 2018, que o Gerador tornou real.
O que é a Faísca Gerador?
A Faísca Gerador é a faísca de criatividade para jovens dos 16 aos 35 anos. É um projecto do Gerador, financiado pelo Programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que quer dar oportunidade a jovens de aprenderem artes com artistas profissionais, para que se tornem eles os artistas do futuro.